Interdisciplinar e Multiprofissional

Este artigo, muito interessante, publicado no site Odonto Magazine fala de algo muito atual e importante. Todos os profissionais da saúde, atuantes nos dias de hoje, devem ter este entendimento para poder oferecer melhor atendimento aos seus pacientes e buscar o crescimento profissional. Isso vale não só para a Ortodontia mas para todas as especialidades da Odontologia.....Nada de se fechar entre 4 paredes!

  "Interdisciplinar e multiprofissional são duas palavras que passaram a fazer parte da área da saúde nos últimos anos. Apesar de terem conceitos diferentes, os termos indicam uma mudança importante no tratamento dos pacientes. O corpo é um sistema, sendo que todas as partes interagem umas com as outras e o bom funcionamento depende do todo. Por isso é importante encarar o paciente como uma grande máquina, na qual todas as engrenagens devem estar bem ajustadas.



 Interdisciplinaridade diz respeito a algo comum a duas ou mais disciplinas ou ramos do conhecimento. O prefixo inter sugere uma troca entre as áreas ou profissionais, causando modificações ou enriquecimento na estrutura conceitual das especialidades envolvidas. Há a possibilidade de incorporar ou criar novos conhecimentos por meio da interação e da construção participativa. Na área da saúde isto é fundamental, pois permite um olhar apurado sobre o corpo humano e a compreensão das relações entre seus elementos.

 Já o termo multiprofissional abrange muitas disciplinas ou profissionais. É uma troca de informações entre as especialidades, mas não há modificação ou inclusão de conhecimento nas áreas envolvidas. Neste caso, o profissional busca informações de uma área específica com outro especialista para avaliar a melhor estratégia de tratamento para determinado problema, por exemplo. O objetivo é provocar a mínima interferência possível em outros contextos da saúde. Os dois conceitos, sobre a relação multiprofissional e de interdisciplinaridade, podem atuar junto.

 A atuação em conjunto com outros profissionais e a interdisciplinaridade das especialidades promove uma adequação ao melhor atendimento aos pacientes. Em sua clínica, o especialista busca a interação das áreas médicas e odontológicas em questões de saúde, nas quais a disfuncionalidade do sistema estomatognático está associada a outras patologias. Este sistema é composto por um conjunto de estruturas bucais que desenvolvem funções comuns e estão intimamente ligadas as funções de outros sistemas, como o endócrino, respiratório e nervoso. As anomalias dentofaciais e outras questões ortodônticas e ortopédicas faciais podem estar relacionadas com zumbido, obesidade, distúrbios do sono e da respiração, desenvolvimento ósseo facial e outros problemas. A grande vantagem da atuação interdisciplinar e multiprofissional é a possibilidade de desempenhar nossas especialidades num contexto de saúde maior, no qual é levada em consideração a importância do sistema estomatognático para a saúde geral."
Fonte: Odonto Magazine

Nenhum comentário: